APA - Área de Proteção Ambiental

apa

End: Estrada União Industria, 9722 - Itaipava -

Tel: 24 2222-1651 - 2222-4917 - FAX 24 2222-1682

O desafio é de todos

Uma área de proteção ambiental detentora de riquezas naturais únicas e inestimáveis, testemunho da história imperial brasileira, com vocação para agricultura sofisticada e gastronomia, porém ocupada por mais de 200 mil pessoas. Como administrar e preservá-la?

"Colocando em prática a gestão participativa em que todos os segmentos sociais, do poder público às associações de moradores e empresários, trabalhem pelo desenvolvimento sustentável da região", responde a bióloga Yara Valverde, chefe da primeira e mais complexa área de proteção ambiental, a APA-Petrópolis.

 

Criada em 1982, a APA-Petrópolis abrange parte dos municípios de Petrópolis, Magé, Duque de Caxias e Guapimirim, num total de 59.049 hectares. Na prática, funciona como um tampão que impede a degradação dos recursos naturais, uma vez que, 50% de sua área está coberta por Mata Atlântica. Além disso, é pioneira na gestão participativa. Seu Conselho Gestor, criado em 1997, é hoje formado por 78 entidades civis, cujos representantes se reúnem para planejar ações de educação e de recuperação ambiental, desenvolvimento sustentável e preservação do patrimônio. Para auxiliar esse trabalho, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) trouxe para a APA-Petrópolis a mais alta tecnologia de gestão ambiental.

Essa Tecnologia permitiu a conclusão, ano passado, do Zoneamento Ambiental da APA-Petrópolis feito em parceria com o Instituto Ecotema, trabalho que identificou e cartógrafou os atributos ambientais, as características socioeconômicas e a vulnerabilidade natural da região. O Zoneamento indica para onde a cidade deve crescer e o que precisa ser recuperado. Além disso, serve de instrumento para o poder público e a sociedade civil planejarem o desenvolvimento sustentável. Dois exemplos se destacam na bem-sucedida gestão participativa.

O primeiro é o bairro do Cascatinha, o mais populoso de Petrópolis. A região guarda a Reserva Biológica da Alcobaça, onde está o manancial de água que abastece a comunidade. Há mais de 20 anos os moradores fazem aceiro ao redor da reserva para protegê-las das queimadas, uma ameaça às espécies principalmente nesta época do ano;

Outro exemplo é o Condomínio Quinta do Lago, entre Araras e Fazenda Inglesa.Quando os empreendedores solicitaram a aprovação do projeto, foram informados que ali era o único lugar do planeta onde ocorria uma espécie única de bromélia. Hoje o condomínio protege a área e tem em mente de que não adianta criar santuários é preciso informar as pessoas; para que os impactos ambientais não inviabilizem a sobrevivência humana.

A consagração da parceria como solução para a APA-Petrópolis veio este ano, com a construção da sede da entidade em Itaipava. A obra saiu do papel com o apoio de uma empresa privada especializada em construções ecológicas, em conjunto com a Prefeitura de Petrópolis e o IBAMA. A construção é o marco visível da missão da APA-Petrópolis.

Será criado este ano um selo de procedência dos produtos e serviços da APA-Petrópolis, nos moldes do que existe na região de Provence. Com a certificação, produtores rurais, donos de pousadas e restaurantes, comerciantes e empresários confirmarão que seus produtos e serviços seguem normas de proteção ambiental, assim como ocorre na França. A certificação também promoverá o envolvimento dos agentes na definição dos rumos da APA-Petrópolis.Tais ações poderão fazer com que a APA-Petrópolis alcance o nível de desenvolvimento sustentável dos parques nacionais franceses. Bom para o Município, melhor para todos.

Denuncie Queimada

A população pode denunciar queimadas, aprisionamento de animais silvestres e desmatamento ao Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Tel: 24 2225-9144
Dias: segunda a sexta
Horário: 8h às 17h