Prefeito e vice-prefeito
Rubens Bomtempo
Prefeito
Rubens José França Bomtempo (PSB) realiza sua quarta gestão como prefeito, empossado em 14 de dezembro de 2021. Os petropolitanos o reconduziram à Prefeitura na eleição do ano anterior, depois de Bomtempo ter governado a cidade de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016.
Antes da gestão atual, Rubens Bomtempo integrava a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ele exercia mandato de deputado estadual desde 1° de janeiro de 2021, graças à condição de suplente conquistada na eleição de 2018.
Bomtempo iniciou a vida pública nos anos 1990, como diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp e, depois, vereador pelo PDT. Petropolitano nascido em 1962, casado, dois filhos, o prefeito é médico, a exemplo de seu pai, o ex-prefeito Rubens de Castro Bomtempo, cassado pelo ditadura militar em 1966.
O nome de Rubens Bomtempo é associado a diversas realizações. Entre elas, a abertura de escolas e postos de saúde, a criação do programa de segurança alimentar Cesta Cheia, a remodelação urbana do Centro e a construção do Terminal Rodoviário Governador Leonel de Moura Brizola.
O prefeito também viabilizou, em suas gestões anteriores, as parcerias que proporcionaram a Petrópolis a instalação de unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Paulo Mustrangi
Vice-prefeito
Paulo Mustrangi, bacharel em Direito pela UCP, foi prefeito de 2009 a 2012. Presidiu, antes, o Sindicato dos Bancários e a Câmara de Vereadores, além de ter sido deputado estadual.
Empresário do ramo de massas artesanais, foi secretario municipal de Obras, Habitação e Regularização Fundiária e de Serviços, Segurança e Ordem Pública de dezembro de 2021 a abril de 2022.
Equipe

Luciane Bomtempo
Secretária-Chefe de Gabinete
Jornalista e advogada, exerceu o cargo de 2001 a 2004 e de 2013 a 2016. Preside pela segunda vez o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), tendo presidido também o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim).

MARCUS VINICIUS DE SÃO THIAGO
Coordenador Especial de Articulação Institucional
.

Rafael Simão
Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer
Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, é especialista em gestão integrada e estratégica de desastres. Comandou o 15º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), de Petrópolis e Três Rios, e encerrou a carreira na corporação como comandante na Região Serrana. Na Prefeitura, foi secretário de Proteção e Defesa Civil, de Meio Ambiente e de Segurança Pública.

Philippe Fernandes
Coordenador de Comunicação Social
Jornalista, trabalhou como assessor de imprensa da Prefeitura, em 2016, e atuou em empresas privadas com atividades em diversos setores, como política, economia, esporte e gastronomia. Foi subeditor do Diário de Petrópolis de 2017 a 2020 e editor da Tribuna de Petrópolis ao longo de 2021.

Diana Iliescu
Presidente do Instituto Municipal de Cultura
Cineasta, tem premiações em direção e produção e experiência acumulada também na realização de mostras de cinema, peças de teatro, exposições e intervenções urbanas. Presidiu o Conselho Municipal de Cultura, em 2020 e 2021, e foi representante da Região Serrana no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Estado do Rio de Janeiro.

THIAGO GALHEIGO DAMACENO
Secretário de Desenvolvimento Econômico
Vereador em dois mandatos – 2009 a 2012 e 2013 a 2016 –, destacou-se por priorizar em sua atuação a abordagem das necessidades dos petropolitanos mais pobres. Coordenou a revisão do Plano Diretor, que traça linhas estratégicas para o desenvolvimento urbano e econômico do município. No segundo mandato, foi líder da bancada do governo.

Paulo Roberto Patuléa
Secretário de Fazenda
Economista e contabilista há mais de 55 anos, foi secretário de Fazenda de 2001 a 2008 e 2013 a 2016. Conduziu a modernização dos códigos de Posturas e Tributário, a conquista da independência financeira da Prefeitura e a desburocratização de serviços – ações que renderam premiações a Petrópolis pelo empreendedorismo e exemplo de gestão fiscal.

Ronaldo Ramos
Secretário de Obras

Almir Schmidt
Secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública
Professor de Química em instituições públicas e privadas de Petrópolis e da cidade do Rio de Janeiro, durante 37 anos, exerce postos de gestão na Prefeitura desde 1993. Foi superintendente de Esportes e Lazer, diretor de Apoio Técnico da Secretaria de Educação, secretário-chefe de Gabinete e secretário de Meio Ambiente, de Planejamento e de Obras.

Marcus Curvelo
Secretário de Saúde
Com formação em finanças e especialização em gestão, foi secretário de Saúde da Prefeitura em 2016 e ex-diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp. Presidiu o Conselho Municipal de Saúde e foi secretário da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na Prefeitura, implantou academias públicas de ginástica e o terceiro turno em unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Silvia Guedon
Secretária de Turismo (Turispetro)
Administradora de empresas e cerimonialista, trabalhou em comércio exterior e hotelaria, além de ter acumulado experiência na administração pública. Exerceu diversas funções na Prefeitura, como chefe de Cerimonial, relações públicas, assessora especial para captação de recursos pela Lei Rouanet e diretora de Desenvolvimento Econômico.

Ramon Mello
Secretário de Administração e de Recursos Humanos
Advogado e professor, foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. Teve atuação destacada na elaboração de projetos de lei e no acompanhamento de temas relacionados a administração e orçamento público, tributação e desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Araújo
Secretário de Assistência Social
Profissional de tecnologia da informação, foi professor do Senai e empresário de informática. Na Prefeitura, foi assessor de TI e de Defesa Civil, coordenador da Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta e subsecretário de Fazenda. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e presidiu a Associação de Moradores da Rua Capitão Paladine.

Thiago Gibrail
Controlador-Geral
Advogado, coordenou o Procon Petrópolis de 2013 a 2015. Foi diretor-administrativo e financeiro da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), coordenador de gabinete na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.

Gil Kempers
Secretário de Proteção e Defesa Civil
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, é graduado em Física. Tem especializações em Gestão Integrada de Desastres por Sedimentos (Japão) e em Sistemas de Alerta e Alarme Antecipados (Espanha). Formado no Curso de Nivelamento de Sistemas de Alerta e Alarme, comandou o 15° Grupamento de Bombeiro Militar (Petrópolis e Três Rios), em 2019 e 2020.

Adriana de Paula
Secretária de Educação
Servidora da Prefeitura desde 2004, é graduada em Pedagogia e especializada em gestão. Ingressou no magistério público na Escola Municipal Dom Manoel Pedro de Cunha Cintra, bairro Carangola, ocupando, posteriormente, cargos de gerenciamento. De 2013 a 2016, foi diretora de Recursos Humanos e do Centro de Capacitação da Secretaria de Educação.

Carlos Alberto Muniz
Secretário de Meio Ambiente
Vice-prefeito do Rio de Janeiro de 2009 a 2012, foi também secretário do Meio Ambiente da cidade de 2009 a 2016. Presidiu a Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Feema, atual Inea) de 1987 a 1990. Estudou Engenharia na Universidade do Brasil (atual UFRJ) e Economia e Planejamento na Universidade de Sorbonne (Paris).

Miguel Barreto
Procurador-Geral
Advogado e professor universitário, leciona na Escola de Prerrogativas da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), é doutorando em Direito na Universidade Veiga de Almeida (UVA) e autor de livros e artigos jurídicos.

FELIPPE AUGUSTO DA CRUZ ROCHA
Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica

Cedenyr Vieira
Diretor-Presidente da Comdep
Bancário de carreira e administrador com especialização em mercado financeiro, foi diretor financeiro da companhia de dezembro de 2021 a agosto de 2022, depois de ter ocupado o cargo de 2013 a 2016. Foi diretor operacional e também financeiro da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) de 2003 e 2008.

Claudinei Constantino Portugal
Diretor-Presidente do INPAS
Servidor municipal, formado em Direito, presidiu o instituto de 2009 e 2012 e a Associação dos Institutos de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj). Foi diretor da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, gerente de trânsito da CPTrans e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.