Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Como recorrer de uma autuação ou notificação de infração no trânsito?

Comparecer à sede da CPTrans levando cópias e originais de Carteira Nacional de Habilitação, documento do veículo, comprovante de residência atualizado e da notificação para o preenchimento de formulário de defesa.

Como reclamar sobre os atrasos nos coletivos urbanos?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., pelo Alô CPtrans WhatsApp – (24) 99262-0289 ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando a linha e o número de identificação do veículo.

Como reclamar da qualidade dos serviços prestados pelos coletivos urbanos?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por email  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., pelo Alô CPtrans WhatsApp – (24) 99262-0289 ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando a linha e o número de identificação do veículo.

Como reclamar da qualidade dos serviços prestados pelos permissionários de táxi?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o ponto e o número de identificação do veículo (placa).

Como solicitar uma ronda por parte dos agentes de trânsito para fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local da ocorrência.

Como solicitar sinalização viária?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local.

Como avisar sobre funcionamento inadequado de semáforos?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local da ocorrência.

Como denunciar vandalismo em sinalização viária e terminais rodoviários?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local da ocorrência.

Como avisar sobre veículos abandonados em via pública e/ou veículos que obstruam a fluidez no trânsito?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local da ocorrência.

Meu veículo foi rebocado. O que devo fazer?

O cidadão e cidadã que tiver seu veículo rebocado deve solicitar junto ao Detran/RJ a emissão de nada consta de débitos. Esse nada conta pode ser emitido pelo site do Detran/RJ: www.detran.rj.gov.br ou no endereço da 5ª Ciretran de Petrópolis (Avenida Dom Pedro I, 226 – Centro).

De posse deste nada consta, o cidadão ou cidadão deve ir ao Pátio (Avenida General Marciano Magalhães, 742 – Morin – Petrópolis), levando os documentos:

  • Se for pessoa física:
    • Original e duas cópias do RG ou CTPS ou habilitação ou passaporte; CPF (original e duas cópias)
    • Cópia de comprovante de residência
    • Originais e duas cópias da documentação do veículo: CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)
    • Original e duas cópias da guia de recolhimento do veículo (GRV)
    • Se o recibo tiver sido fechado com mais de 30 dias, o proprietário deverá apresentar cópia de pagamento do Duda de transferência

Nada consta do veículo

  • Se for pessoa jurídica:
    • Duas cópias do CNPJ (três últimos meses)
    • Duas cópias autenticadas do contrato social
    • Duas cópias do documento de identidade de um dos sócios
    • Duas cópias da documentação do veículo: CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)
    • Duas cópias da guia de recolhimento do veículo (GRV)
    • Nada consta do veículo

 

No Pátio será fornecido o boleto de pagamento dos serviços de remoção e diárias que deverão ser pagos em rede bancária.

Nenhum pagamento deverá ser realizado a qualquer funcionário da CPTrans ou do Pátio.

O veículo será liberado, somente, após a compensação do pagamento das taxas.

O funcionamento do Pátio é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h40.

Mais informações no site: www.detran.rj.gov.br ; aba veículo; aba veículos apreendidos.

Para sugestões ou reclamações entre em contato pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Comparecer à sede da CPTrans levando cópias e originais de Carteira Nacional de Habilitação, documento do veículo, comprovante de residência atualizado e da notificação para o preenchimento de formulário de defesa.

Como reclamar sobre os atrasos nos coletivos urbanos?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., pelo Alô CPtrans WhatsApp – (24) 99262-0289 ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando a linha e o número de identificação do veículo.

Como reclamar da qualidade dos serviços prestados pelos coletivos urbanos?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por email  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., pelo Alô CPtrans WhatsApp – (24) 99262-0289 ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando a linha e o número de identificação do veículo.

Como reclamar da qualidade dos serviços prestados pelos permissionários de táxi?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o ponto e o número de identificação do veículo (placa).

Como solicitar uma ronda por parte dos agentes de trânsito para fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local da ocorrência.

Como solicitar sinalização viária?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local.

Como avisar sobre funcionamento inadequado de semáforos?

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Como denunciar vandalismo em sinalização viária e terminais rodoviários?

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Como avisar sobre veículos abandonados em via pública e/ou veículos que obstruam a fluidez no trânsito?

Pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, informando o local da ocorrência.

Meu veículo foi rebocado. O que devo fazer?

O cidadão e cidadã que tiver seu veículo rebocado deve solicitar junto ao Detran/RJ a emissão de nada consta de débitos. Esse nada conta pode ser emitido pelo site do Detran/RJ: www.detran.rj.gov.br ou no endereço da 5ª Ciretran de Petrópolis (Avenida Dom Pedro I, 226 – Centro).

De posse deste nada consta, o cidadão ou cidadão deve ir ao Pátio (Avenida General Marciano Magalhães, 742 – Morin – Petrópolis), levando os documentos:

  • Se for pessoa física:
    • Original e duas cópias do RG ou CTPS ou habilitação ou passaporte; CPF (original e duas cópias)
    • Cópia de comprovante de residência
    • Originais e duas cópias da documentação do veículo: CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)
    • Original e duas cópias da guia de recolhimento do veículo (GRV)
    • Se o recibo tiver sido fechado com mais de 30 dias, o proprietário deverá apresentar cópia de pagamento do Duda de transferência
    • Nada consta do veículo

 

  • Se for pessoa jurídica:
    • Duas cópias do CNPJ (três últimos meses)
    • Duas cópias autenticadas do contrato social
    • Duas cópias do documento de identidade de um dos sócios
    • Duas cópias da documentação do veículo: CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)
    • Duas cópias da guia de recolhimento do veículo (GRV)
    • Nada consta do veículo

 

No Pátio será fornecido o boleto de pagamento dos serviços de remoção e diárias que deverão ser pagos em rede bancária.

Nenhum pagamento deverá ser realizado a qualquer funcionário da CPTrans ou do Pátio.

O veículo será liberado, somente, após a compensação do pagamento das taxas.

O funcionamento do Pátio é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h40.

Mais informações no site: www.detran.rj.gov.br ; aba veículo; aba veículos apreendidos.

Para sugestões ou reclamações entre em contato pelo telefone (24) 2237-1703, por e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou na sede da CPTrans, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.