Secretarias
Gabinete do Prefeito
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "A") - Centro
Tel.: (24) 2246-9002
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Coordenadoria Especial de Articulação Institucional
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "A" - 1º Andar) - Centro
Tels.: (24) 2246-9470 / (24) 2246-4707 / (24) 2246-9356 / (24) 2246-6373 / (24) 2246-9413
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Procuradoria Geral
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "B" - 2º Andar) - Centro
Tels.: (24) 2246-9054 / (24) 2246-9075 / (24) 2246-9074
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Secretaria de Administração e de Recursos Humanos
End.: Avenida Barão do Rio Branco, 2.846, Centro (Centro Administrativo da Prefeitura)
- Recepção Tel.: (24) 2233-8124
- Departamento Administrativo Tel.: (24) 2233-8188 / 2233-8189 / 2233-8190
- Departamento Recursos Humanos Tel.: (24) 2233-8210
- Departamento de Licitações Tel.: (24) 2233-8195 - 2233-8191 / 2233-8194 / 2233-8199
- Protocolo Geral Tel: (24) 2246-8459
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Controladoria Geral
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "B" - 2º Andar) - Centro
Tels.: (24) 2246-9129 / (24) 2246-9142 / (24) 2246-9144 / (24) 2246-9139 / (24) 2246-9143 / (24) 2246-9137
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Secretaria de Fazenda
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "B") – Centro
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Núcleo Administrativo
Tel.: (24) 2246-8522 / 2242-8892
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- ISS - (24) 2242-9948 / (24) 2246-8567
- Alvará - Tel.: (24) 2246-8531
- ITBI - Tel.: (24) 2246-8516
- Fiscalização Tributária - Tel.: (24) 2246-8534
- Protocolo Fazenda - Tel.: (24) 2246-8527
- Cadastro Imobiliário - Tel.: (24) 2242-6260 / 2242-9385
- Nota Imperial - Tel.: (24) 2246-8567 / 2242-9948
- IPTU - Tel.: (24) 2242-6260 / 2246-8526
- Dívida Ativa - Negociação de Dívidas de IPTU (DICAM - Divisão de cobrança amigável) - Tel.: (24) 2246-9055
- Tesouraria - Tel.: (24) 2246-8521
- Contabilidade - Tel.: (24) 2246-8519 / 2246-8510
- JUCERJA - 1ª Delegacia Processamento
Tel.: (24) 2242-6415 - JUCERJA - 1ª Delegacia Atendimento
Tel.: (24) 2242-6415 - JUCERJA - 1ª Delegacia Julgamento
Tel.: (24) 2242-6415
Secretaria Assistência Social
End.: Av. Barão do Rio Branco, 2.846, Centro (Centro Administrativo da Prefeitura)
Tel.: (24) 2233-8100 / (24) 2233-8122
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de atendimento: das 9h às 17h.
Secretaria de Proteção e Defesa Civil
End.: Rua Buarque de Macedo, 128 - Centro
Tel.: 199 / (24) 2246-9281 / (24) 2246-9199
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
End.: Rua 24 de Maio, 2 Centro (esquina com a rua Aureliano Coutinho, 203)
Tel.: (24) 2242-9529
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Espaço Empreendedor:
End.: Rua Aureliano Coutinho, nº 203
Reunindo no mesmo espaço:
- 1.Recepção e Protocolo
- 2.SEBRAE
- 3.FIRJAN
- 4.Central de Licenciamento (Obras Particulares e Meio Ambiente)
- 5.Liberação de Alvarás , Boletim de Ocupação da Vigilância Sanitária
Tel.: (24) – 2246-8536 - 9.Atendimento direcionado EPP, ME e MEI
- 10.Atendimento ao Empresário Incentivo Fiscal
- 11.Balcão de Empregos
Secretaria de Educação
End.: Rua da Imperatriz, 193 - Centro
Tel.: (24) 2246-8657
Setor de Matrícula: (24) 2246-8685/2246-8683 / (24) 246-8653
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Secretaria de Obras
End.: Av. Barão do Rio Branco, 2.846, Centro (Centro Administrativo da Prefeitura)
Tel.: (24) 2233-8158
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h
- Departamento de Obras Públicas
Tel.: (24) 2233-8154- Fiscalização de Obras Públicas
Tel.: (24) 2233-8156 / (24) 2233-8157
- Fiscalização de Obras Públicas
- Departamento de Projetos Convênios Parceria Pública e Privada
Tel.: (24) 2233-8154- Departamento de Orçamentos
Tel.: (24) 2233-8148
- Departamento de Orçamentos
- Departamento de Habitação e Regularização Fundiária
Tel.:(24) 2233-8169 / (24) 2233-8171 - Departamento De Manutenção Viária
Tel.: (24) 2246-8620- Centro e arredores
Tel.: (24) 2246-8621- Centro e arredores
Tel.: (24) 2246-8623 -ltaipava e arredores
Tel.: (24) 2246-8806- Posse
Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública
End.: Estrada União Industria, 10.000, Itaipava
Tel.: (24) 2246-8977
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Guarda Civil
End.: Rua Santos Dumont, 517 – Centro
Tel.: (24) 2246-9252/ (24) 2246-9257/ (24) 2246-9153
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Corregedoria
Tel.: 2246-9265
Ouvidoria
Tel.: 2246-9239
Ronda Escolar:
Tel.: 2246-9274
Centro Integrado de Operações de Petrópolis:
Tel.: 2246-9263
Fiscalização Postura
Tel.: (24)2246-9042 / 2246-9043
Secretaria de Meio Ambiente
End.: Av. Koeller nº 87 – Centro
Telefones
Denúncias: (24) 2246-9241
Corte de Árvore e Ligação de Luz: (24) 2246-9233
Núcleo Administrativo: (24) 2246-9234
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Secretaria de Saúde
End.: Rua Montecaseros, 576 - Centro
CEP: 25680-004
Tel.: (24) 2291-1717
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento:das 9h às 17h.
Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica
End.: Rua 16 de março, 183 2º Andar - Centro
Tel.: (24) 2246-9468
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
/
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
- Departamento de Obras Particulares
- Setor de Atendimento ao Público- SEAPU
Tel.: (24) 2233-8127/2233-8128 - Núcleo de Fiscalização de Obras Particulares
Tel.: (24) 2233-8183/2233-8184
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
*Reclamações de obra devem ser feitas no balcão de atendimento, não são aceitas por telefone e email. - Divisão de Cadastros e Edificações
(24) 2233-8145/ (24)2233-8146 - Licenciamento de Obras Particulares
Tel.: (24) 2233-8129 / (24) 2233-8130
- Setor de Atendimento ao Público- SEAPU
Secretaria da Turispetro
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "B" - 1º Andar) - Centro
Tel.: (24) 2246-9467 / (24) 2246-9469
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
IMC
End.: Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
/
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Coordenadoria de Comunicação Social
End.: Av. Koeler, 260 (Anexo "A" - 1º Andar) - Centro
Tel.:
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
PROCON - Petrópolis
End.: Rua Moreira da Fonseca, nº 33 - Centro - Petrópolis - RJ
Tels.:
(24) 2246-8470
(24) 2246-8471
(24) 2246-8472
(24) 2246-8473
(24) 2246-8474
(24) 2246-8475
(24) 2246-8476
(24) 2246-8477
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h
PROCON - Itaipava
End.: Estrada União e Indústria, 11.860 (Centro de Cidadania) - Itaipava
Tel.: (24) 2222-1418 / (24) 2222-7448 / (24) 2222-7337
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento: das 9h às 17h
Site: http://www.petropolis.rj.gov.br/procon/
WhatsApp Denúncia: (24) 98857-5837
ADMINISTRAÇÃO VINCULADA
Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis - COMDEP
End.: Rua General Rondon, 400-B - Quitandinha
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tel.: (24) 2292-9500
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTRANS
End.: Rua Alberto Torres, 115 - Centro
Tel.: (24) 2237-1703
Horário de Atendimento: das 9h às 17h.
Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis - INPAS
End.: Rua Dr. Alencar Lima, 35 - Grupo 101 a 115 - Centro
Tel.: (24) 2220-9200
Email:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de Atendimento:das 9h às 17h.
Prefeito e vice-prefeito
Rubens Bomtempo
Prefeito
Rubens José de França Bomtempo (PSB) realiza sua quarta gestão como prefeito, empossado em 14 de dezembro de 2021. Os petropolitanos o reconduziram à Prefeitura na eleição do ano anterior, depois de Bomtempo ter governado a cidade de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016.
Antes da gestão atual, Rubens Bomtempo integrava a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ele exercia mandato de deputado estadual desde 1° de janeiro de 2021, graças à condição de suplente conquistada na eleição de 2018.
Bomtempo iniciou a vida pública nos anos 1990, como diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp e, depois, vereador pelo PDT. Petropolitano nascido em 1962, casado, dois filhos, o prefeito é médico, a exemplo de seu pai, o ex-prefeito Rubens de Castro Bomtempo, cassado pelo ditadura militar em 1966.
O nome de Rubens Bomtempo é associado a diversas realizações. Entre elas, a abertura de escolas e postos de saúde, a criação do programa de segurança alimentar Cesta Cheia, a remodelação urbana do Centro e a construção do Terminal Rodoviário Governador Leonel de Moura Brizola.
O prefeito também viabilizou, em suas gestões anteriores, as parcerias que proporcionaram a Petrópolis a instalação de unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Paulo Mustrangi
Vice-prefeito
Paulo Mustrangi, bacharel em Direito pela UCP, foi prefeito de 2009 a 2012. Presidiu, antes, o Sindicato dos Bancários e a Câmara de Vereadores, além de ter sido deputado estadual.
Empresário do ramo de massas artesanais, foi secretario municipal de Obras, Habitação e Regularização Fundiária e de Serviços, Segurança e Ordem Pública de dezembro de 2021 a abril de 2022.
Equipe

Luciane Bomtempo
Secretária-Chefe de Gabinete
Jornalista e advogada, exerceu o cargo de 2001 a 2004 e de 2013 a 2016. Preside pela segunda vez o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), tendo presidido também o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim).

Rafael Simão
Coordenador especial de Articulação Institucional
e Secretário de Esportes
Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, é especialista em gestão integrada e estratégica de desastres. Comandou o 15º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), de Petrópolis e Três Rios, e encerrou a carreira na corporação como comandante na Região Serrana. Na Prefeitura, foi secretário de Proteção e Defesa Civil, de Meio Ambiente e de Segurança Pública.

Philippe Fernandes
Coordenador de Comunicação Social
Jornalista, trabalhou como assessor de imprensa da Prefeitura, em 2016, e atuou em empresas privadas com atividades em diversos setores, como política, economia, esporte e gastronomia. Foi subeditor do Diário de Petrópolis de 2017 a 2020 e editor da Tribuna de Petrópolis ao longo de 2021.

Diana Iliescu
Presidente do Instituto Municipal de Cultura
Cineasta, tem premiações em direção e produção e experiência acumulada também na realização de mostras de cinema, peças de teatro, exposições e intervenções urbanas. Presidiu o Conselho Municipal de Cultura, em 2020 e 2021, e foi representante da Região Serrana no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Estado do Rio de Janeiro.

Marcelo Soares
Secretário de Desenvolvimento Econômico
Engenheiro, tem quatro décadas de vida executiva no país e no exterior. Presidiu a companhia GE Celma de 2001 a 2010 e outras quatro empresas de atuação global, nos setores de aviação, energia e óleo e gás. Integra conselhos de entidades como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e de instituições como a UCP e o Museu Imperial.

Paulo Roberto Patuléa
Secretário de Fazenda
Economista e contabilista há mais de 55 anos, foi secretário de Fazenda de 2001 a 2008 e 2013 a 2016. Conduziu a modernização dos códigos de Posturas e Tributário, a conquista da independência financeira da Prefeitura e a desburocratização de serviços – ações que renderam premiações a Petrópolis pelo empreendedorismo e exemplo de gestão fiscal.

Ronaldo Ramos
Secretário de Obras

Almir Schmidt
Secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública
Professor de Química em instituições públicas e privadas de Petrópolis e da cidade do Rio de Janeiro, durante 37 anos, exerce postos de gestão na Prefeitura desde 1993. Foi superintendente de Esportes e Lazer, diretor de Apoio Técnico da Secretaria de Educação, secretário-chefe de Gabinete e secretário de Meio Ambiente, de Planejamento e de Obras.

Marcus Curvelo
Secretário de Saúde
Com formação em finanças e especialização em gestão, foi secretário de Saúde da Prefeitura em 2016 e ex-diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp. Presidiu o Conselho Municipal de Saúde e foi secretário da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na Prefeitura, implantou academias públicas de ginástica e o terceiro turno em unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Silvia Guedon
Secretária de Turismo (Turispetro)
Administradora de empresas e cerimonialista, trabalhou em comércio exterior e hotelaria, além de ter acumulado experiência na administração pública. Exerceu diversas funções na Prefeitura, como chefe de Cerimonial, relações públicas, assessora especial para captação de recursos pela Lei Rouanet e diretora de Desenvolvimento Econômico.

Ramon Mello
Secretário de Administração e de Recursos Humanos
Advogado e professor, foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. Teve atuação destacada na elaboração de projetos de lei e no acompanhamento de temas relacionados a administração e orçamento público, tributação e desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Araújo
Secretário de Assistência Social
Profissional de tecnologia da informação, foi professor do Senai e empresário de informática. Na Prefeitura, foi assessor de TI e de Defesa Civil, coordenador da Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta e subsecretário de Fazenda. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e presidiu a Associação de Moradores da Rua Capitão Paladine.

Thiago Gibrail
Controlador-Geral
Advogado, coordenou o Procon Petrópolis de 2013 a 2015. Foi diretor-administrativo e financeiro da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), coordenador de gabinete na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.

Gil Kempers
Secretário de Proteção e Defesa Civil
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, é graduado em Física. Tem especializações em Gestão Integrada de Desastres por Sedimentos (Japão) e em Sistemas de Alerta e Alarme Antecipados (Espanha). Formado no Curso de Nivelamento de Sistemas de Alerta e Alarme, comandou o 15° Grupamento de Bombeiro Militar (Petrópolis e Três Rios), em 2019 e 2020.

Adriana de Paula
Secretária de Educação
Servidora da Prefeitura desde 2004, é graduada em Pedagogia e especializada em gestão. Ingressou no magistério público na Escola Municipal Dom Manoel Pedro de Cunha Cintra, bairro Carangola, ocupando, posteriormente, cargos de gerenciamento. De 2013 a 2016, foi diretora de Recursos Humanos e do Centro de Capacitação da Secretaria de Educação.

Carlos Alberto Muniz
Secretário de Meio Ambiente
Vice-prefeito do Rio de Janeiro de 2009 a 2012, foi também secretário do Meio Ambiente da cidade de 2009 a 2016. Presidiu a Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Feema, atual Inea) de 1987 a 1990. Estudou Engenharia na Universidade do Brasil (atual UFRJ) e Economia e Planejamento na Universidade de Sorbonne (Paris).

Miguel Barreto
Procurador-Geral
Advogado e professor universitário, leciona na Escola de Prerrogativas da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), é doutorando em Direito na Universidade Veiga de Almeida (UVA) e autor de livros e artigos jurídicos.

Thiago Damaceno
Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica
Vereador em dois mandatos – 2009 a 2012 e 2013 a 2016 –, destacou-se por priorizar em sua atuação a abordagem das necessidades dos petropolitanos mais pobres. Coordenou a revisão do Plano Diretor, que traça linhas estratégicas para o desenvolvimento urbano e econômico do município. No segundo mandato, foi líder da bancada do governo.

Cedenyr Vieira
Diretor-Presidente da Comdep
Bancário de carreira e administrador com especialização em mercado financeiro, foi diretor financeiro da companhia de dezembro de 2021 a agosto de 2022, depois de ter ocupado o cargo de 2013 a 2016. Foi diretor operacional e também financeiro da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) de 2003 e 2008.

Claudinei Constantino Portugal
Diretor-Presidente do INPAS
Servidor municipal, formado em Direito, presidiu o instituto de 2009 e 2012 e a Associação dos Institutos de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj). Foi diretor da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, gerente de trânsito da CPTrans e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.