Segunda, 26 Fevereiro 2024 09:52

Prefeitura realiza primeira ação de castração de cães e gatos de 2024

A Prefeitura, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, vai realizar 1,1 mil esterilizações de cães e gatos. A ação acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, no Ciep do Independência. Desta vez, o atendimento se estenderá às comunidades do Alto Independência, Taquara, Bairro Mauá, Siméria e São Sebastião.

Para participar do programa, os tutores dos animais realizaram um cadastro prévio, garantindo assim a organização e o melhor aproveitamento das vagas disponíveis. "A castração de cães e gatos é uma medida fundamental para a prevenção de zoonoses e para a redução do abandono. Estamos comprometidos em oferecer esse serviço à população, visando o bem-estar animal e a saúde coletiva", disse o prefeito Rubens Bomtempo, destacando a importância dessa iniciativa para a saúde pública.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, enfatiza o sucesso das ações anteriores e a relevância do trabalho contínuo: "Em 2023, realizamos um recorde de mais de 3,7 mil castrações. Isso demonstra o engajamento da população e a eficácia dessa estratégia. Com a ampliação das vagas, esperamos atender ainda mais animais e ampliar os benefícios para toda a cidade", enfatiza.

Simone Sisnando, coordenadora de Vigilância Ambiental, ressalta a necessidade de conscientização sobre a importância da castração. "É fundamental que os tutores compreendam a relevância desse procedimento não apenas para seus animais de estimação, mas também para toda a comunidade. A castração é uma medida preventiva que evita a reprodução descontrolada, reduzindo assim problemas de saúde pública", disse.