Sábado, 27 Abril 2024 13:08

Projeto de Práticas Integrativas Comunitárias de Petrópolis é selecionado para Mostra Nacional de Saúde

O Projeto de Práticas Integrativas Comunitárias desenvolvido pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, conquistou um lugar de destaque ao ser selecionado para representar a cidade na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, durante o 38º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Porto Alegre, em junho.

A iniciativa, representada pelo trabalho intitulado “A Terapia Comunitária Integrativa como Inclusão e Bem-Estar na Terceira Idade, foi escolhida em sétimo lugar entre 24 projetos apresentados por outros municípios do Estado durante a 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ/IdeiaSUS – Fiocruz, realizado na última quinta-feira (25).

Foram selecionados oito projetos dos seguintes municípios: Petrópolis, Piraí, Resende, Campos dos Goytacazes, Região Médio Paraíba, Itaperuna, Quissamã e Mendes.

O projeto apresentado, de autoria da enfermeira Denise Cunha, da auxiliar de Saúde Bucal, Débora Aparecida Gouveia e da responsável pela Área Técnica de Saúde da Mulher, Vanessa Esch, visa acolher e incluir os idosos, abordando temas como luto, ansiedade, solidão, tristeza, raiva e medo por meio da troca de experiências.

Os encontros de Terapia Comunitária Integrativa ocorrem regularmente toda segunda e terça-feira de cada mês no localidade de Madame Machado e toda segunda quarta-feira de cada mês no Sargento Boening. Esse trabalho teve início há dois anos e segue de forma contínua, proporcionando bem-estar e segurança para a população assistida.